O Nosso Projeto > Plano Anual de Atividades



 2020-2021

Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Real 2020/2021. A filosofia subjacente às atividades que constam no PAA preconiza a troca de experiências e
conhecimentos, o alargamento cultural, a cooperação, a iniciativa, a responsabilidade e o espírito crítico entre alunos, professores e todos os membros da Comunidade Educativa, tendo como base os princípios orientadores explícitos no Projeto Educativo e Regulamento Interno do Agrupamento.

O Plano Anual de Atividades é assim um documento de planeamento, um instrumento do exercício de autonomia dos Agrupamentos de Escolas ou de Escolas não agrupadas, tal como o Projeto Educativo, o Regulamento Interno e o Orçamento. Todavia, importa aqui valorizá-lo, sobretudo, pelo seu papel de mecanismo estimulador de processos pedagógicos articulados. Por isso, mais do que um instrumento de planeamento, considerar-se-á, não apenas como um mero documento administrativo, aglutinador e orientador de todas as atividades e projetos a desenvolver ao longo do ano letivo, quer seja executado num regime de ensino Presencial, Misto ou Não Presencial (pelas contingências
impostas pela situação pandémica em evolução), mas antes como um meio de promoção do sucesso escolar. Cada atividade, pressupõe, um processo organizado complexo – elementos de planificação, agentes envolvidos na sua execução, um público-alvo, recursos humanos, materiais e financeiros, num propósito último de proporcionar vivências e aprendizagens enriquecedoras aos alunos ou a outros públicos-alvo da comunidade escolar.

O PAA é, pois, um campo fértil para o desenvolvimento de atividades que sejam situações de aprendizagem realmente significativas, no pressuposto de que permite aos alunos a possibilidade de aprender e apreender, in loco, os ensinamentos ministrados em contextos fora de sala de aula, bem como de interações sociais novas e diversas.

Assim, O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um documento estruturante das organizações educativas, uma vez que são implementadas as atividades que concretizam
os princípios, valores e metas inscritas no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA), para que a sua missão seja alcançada de forma eficaz.

O PEA define quatro eixos de intervenção que orientaram a planificação dos projetos e atividades deste plano. Os quatro eixos são os seguintes:

  • Eixo de Intervenção I - Qualidade das aprendizagens;
  • Eixo de Intervenção II – Igualdade de oportunidades;
  • Eixo de Intervenção IIi -Cultura de autoavaliação;
  • Eixo de Intervenção IV - Identidade institucional.


A equipa do PAA AEREAL: Carla Ferreira e Óscar Natividade



Obtenha  aqui o lista das atividades aprovadas até 15-10-2020